quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Lágrimas

Ontem a noite peguei o ônibus para voltar para minha casa. Como de costume estava cheio, fui em pé, mais ou menos no meio dele. Ali podia observar todas as pessoas que ali estavam da mesma forma que eu, voltando para casa e com muita vontade de  chegar.

Algumas e a maioria delas que estavam sentadas dormiam, com certeza levantaram cedo, trabalharam o dia todo ou estudaram o dia havia sido cansativo. Alguns conversavam, mas um em especifico me chamou atenção, desde que entrei no ônibus ele falava baixo ao telefone, no meio de tantas pessoas fica dificil falar em tom mais baixo, ficou durante alguns minutos.  Me distrai com o que se passava fora dali e quando voltei meu olhar para ele, que deveria ter seus 25 anos, alto, dos cabelos pretos e a pele clara, me deparei com seus olhos cheios de lágrimas. E o que me chamou a atenção foi que chorava e o mundo em que ele estava parecia fora dali.

Então, fiquei pensando o que fazem as pessoas chorar? Uma morte, um fim de namoro, uma doença, medo, raiva, uma dor, sim, essa dor que sentimos seja por que motivo for ela que nos motiva a chorar. E o engraçado é que choramos por motivos vários, mas nenhum que tenha proporções iguais. Afinal um fim de namoro não pode ser comparado a um falecimento. Sim, mas em algumas choramos de alegria, porém sempre que olhamos para alguém que derrama lágrimas pensamos em dor, sofrimento, tristeza e nunca alegria.
Os nossos gestos, atitudes sempre nos remetem a como estamos: tristes ou felizes, cansados, bem humorados.... Ontem percebi que aquele homem, menino ou garoto não sei o que por dentro ele porta, mas por fora me passou tristeza, dor, sofrimento... E nós o que temos passado para os outros?

Um comentário:

  1. Sou fã do ser triste. Adoro o sofrimento, adoro o pesar, acho bonito e mais bonito ainda é colocar pra fora o motivo disso, seja em escritos, seja em gestos, música, em ações fortes ou apenas lágrimas dentro de um ônibus. Chorar faz bem e a tristeza também. A depressão, não! A tristeza passa, faz crescer, faz ficar forte, te coloca pra frente, de alguma forma.
    Eu acho o mundo muito mais bonito porque a tristeza poética faz parte dele.
    Agora, o que eu tenho passado pros outros? Fodas pro que os outros estão vendo em mim!

    Ah, lágrimas na praça também fica lindo!

    Bjo!

    ResponderExcluir